LISTAGEM DE ORADORES
- Dra.Manuela Almeida - É docente da Universidade do Minho desde 1982 e Professora Associada do Departamento de Engenharia Civil da EEUM, Coordenadora da área disciplinar de Construção, Diretora Adjunta do centro de investigação C-TAC, Membro da Comissão Diretiva do Curso Doutoral em Engenharia Civil e Membro da direção da Agência UM para a Energia e o Ambiente.
Desenvolve a sua atividade científico-pedagógica no domínio da Eficiência Energética em Edifícios, Comportamento Térmico, Acústico e Lumínico dos Edifícios, Ventilação Natural, Construção Sustentável e Conservação e Reabilitação das Construções, coordenando e participando em vários projetos nacionais e internacionais.
É autora e coautora de mais de 150 publicações, incluindo livros, capítulos de livros, artigos em revistas e conferências nacionais e internacionais e tem 2 patentes.
José Carlos Amador, É Licenciado em Engenharia Física – ramo de Optoelectrónica e Pós Graduado em Física das Energias Renováveis pela Universidade de Aveiro. Actualmente é o diretor do departamento de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) da Martifer Solar. É membro de direcção do IPES – Instituto Português de Energia Solar.Desempenhou ainda funções na Martifer Energia SA, como Técnico de Investigação, BOSCH Security Systems e PHILIPS CSI como Engenheiro de Produto.
António Luis Moura Joyce - Investigador Principal do Lneg, Doutor em Engenharia Mecânica, Licenciado em Engenharia Electrotécnica. Interesses de Investigação:Energias Renováveis nomeadamente Energia Solar, Fotovoltaica e Térmica, Armazenamento de Energia, Lagos Solares, Secadores Solares, Estufas, Integração de Renováveis em Edifícios, Purificação de água com Renováveis, Modelação de sistemas. Diversos trabalhos publicados.
António Gonçalves Henriques - é Engenheiro Civil pelo Instituto Superior Técnico (Lisboa, 1974), Master of Science in Civil and Environmental Engineering pela Universidade Cornell (Nova Iorque, EUA, 1979), Especialista em Hidráulica e Recursos Hídricos pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Doutor em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico (1991).
É Professor Associado Convidado do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do Instituto Superior Técnico e Investigador Coordenador do Departamento de Hidráulica e Ambiente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil.
Entre Maio de 2007 e Abril de 2010 foi Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente, que sucedeu ao Instituto do Ambiente, de que foi Presidente entre Setembro de 2006 e Abril de 2007.
Entre Novembro de 2003 e Setembro de 2006 foi Investigador Coordenador do Departamento de Hidráulica e Ambiente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Vice-Presidente do Conselho Científico do LNEC.
Entre 2000 e 2003 foi Director-Geral do Gabinete de Relações Internacionais do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território, onde foi responsável pela gestão técnica das relações internacionais multilaterais no domínio do ambiente com a União Europeia, as Nações Unidas e a OCDE, bem como das relações bilaterais. Chefiou a delegação técnica nacional que preparou a Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável (Joanesburgo 2002).
Foi Vice-Presidente do Instituto da Água entre 1997 e 2000, onde coordenou a elaboração do Plano Nacional da Água e dos Planos de Bacia Hidrográfica, foi responsável da equipa técnica nacional da Directiva-Quadro da Água, aprovada durante a Presidência Portuguesa do Conselho da UE, e participou na equipa técnica responsável pela aprovação da Convenção sobre as Bacias Hidrográficas Luso-Espanholas (Convenção de Albufeira de 1998).
É membro especialista da Ordem dos Engenheiros.
É Oficial da Ordem do Mérito atribuída pelo Presidente da República em 2005.
José Caleia Rodrigues - Doutorando em Estudos Estratégicos (ISCSP). Mestrado em Economia Política Internacional (Wits University). Licenciatura em Relações Internacionais (Wits University). Comendador da Ordem do Mérito. Presidente de empresa na Venezuela (1978 a 1981). Director de empresas em Portugal e Angola (1981 a 1987). Conselheiro Económico e Comercial das Embaixadas de Portugal em Marrocos, África do Sul, Namíbia e Israel (1988 a 2002). Consultor da Galp Energia (2002 e 2003) e da EDP (2005). Assessor do Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE). Membro do Conselho Consultivo do Instituto Luso-Árabe para v. 2000). Marketing Estratégico Internacional. CCILE (Out. 2005). Petróleo. Qual Crise?. Booknomics (Abril.2006). Crise 2008. bnomics (Fev. 2009). Artigos de opinião e de análise. Página de opinião no Semanário Económico (2001-2002) e no Diário Económico.
Maria Rosário Garzom Sampedro - é Master pela Escola Superior de Granada, tendo desenvolvido trabalhos como consultora energética e de processos. Dedica-se actualmente a dar conferências no Mundo inteiro. Desenvolveu actividades na Pixel Solar SL e Zona Zolar SL e Exiom Solution SA.
Dr. Gonçalo Calcinha - Licenciado pelo ISEL – Instituto Superior de Engenharia de Lisboa; atualmente desempenha funções como Secretário-geral da APISOLAR. De 2009 a 2012 foi Diretor Técnico para o mercado Português da Sonnenkraft, com responsabilidades de gestão dos departamentos de formação, pós-venda e product management. Desempenhou ainda funções na Ao Sol – Energias Renováveis, SA e na ANECRA como membro do departamento técnico.
João Farinha Mendes - Licenciado em Engenharia Mecânica (Termodinâmica Aplicada), no IST.Investigador Pincipal do LNEG. Actividade principal no domínio da óptica não focante do tipo CPC aplicada no desenvolvimento de protótipos destinados ao aproveitamento térmico da energia solar a baixa, média e altas temperaturas e ao aproveitamento do UV solar. As aplicações vão desde o tratamento de efluentes em sistemas de descontaminação com UV solar, a confecção de alimentos com energia solar, a dessalinização, o aquecimento de água para uso doméstico e industrial, o aquecimento e arrefecimento ambiente, a produção de electricidade por via solar térmica e o tratamento de materiais. Este conjunto de aplicações foi sendo desenvolvido ao longo das últimas duas décadas no âmbito de projectos nacionais, europeus e internacionais, alguns deles com responsabilidade de coordenação.
Miguel Águas - Director Técnico-FinanceiroLicenciado em Engenharia Mecânica (Instituto Superior Técnico) em 1984, concluiu, cinco anos depois, o mestrado em Transferência e Conversão de Energia do IST, com a classificação de Muito Bom. Em 1998 defendeu tese de doutoramento em Engenharia Mecânica no IST, tendo sido aprovado com Distinção e Louvor. Especialista no domínio das questões energéticas, a sua actividade profissional tem estado sempre associada à utilização da energia. Entre 2004-2008 desempenhou as funções de Director Geral da IBERDROLA II, desenvolvendo uma forte actividade comercial e de coordenação de equipas comerciais, permitindo alcançar uma quota de 15% no mercado liberalizado de electricidade em Portugal. Paralelamente, criou na IBERDROLA a área da eficiência energética, onde se destacaram importantes acções junto dos grupos Amorim e Portugal Telecom, para além de ter conseguido aprovar vários projectos no Programa PPEC, promovido pela ERSE. Mantém actividade docente na pós-graduação em Sistemas Sustentáveis de Energia, promovido pelo IST em colaboração com o MIT-Portugal. Em Janeiro de 2010 assumiu funções de director técnico nos projectos que a Lisboa E-Nova desenvolve, sendo igualmente responsável pelo controle financeiro da Agência.
Victor Ferreira é doutorado pela Universidade de Aveiro em Ciência e Engenharia de Materiais e é professor nesta Universidade desde 1983. Atualmente é Professor Associado da Universidade de Aveiro no Departamento de Engenharia Civil, com actividades de ensino, I&D e de cooperação empresarial na área dos Materiais de Construção e Sustentabilidade.É fundador e presidente da Plataforma para a Construção Sustentável desde 2007, uma associação de empresas, centros de I&D, municípios e outros agentes da fileira do Habitat e que assumiu o papel de entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável desde o seu reconhecimento formal em Portugal em 2009.
Engª Mónica Alexandra Valente di Berardino, Licenciada em Engenharia do Ambiente, pela universidade Lusofona de Humanidades e Tecnologias. Fez o estágio na faculdade de Engenharia da Universidade de Perugia, sobre aproveitamento energético da biomassa gerada no lago Trasimeno, (Umbria – Itália). Enquanto bolseira no Research Group on Energy and Sustainable Development (IDMEC - IST), participou em Projectos de divulgação da Sociedade do Hidrogénio em Portugal, financiado pela UE, Programa POCI e Ciência Viva, e Projectos de Investigação na área da Gestão e Tratamento de Resíduos Biodegradáveis produzidos na ilha Terceira, financiado pelo Programa POCI. Foi também bolseira de Investigação no INETI, num projecto de investigação de tratamento e aproveitamento energético de resíduos industriais. Dedicou-se a estudos sobre bioenergia. Actualmente colabora na implementação do sistema de qualidade no departamento de excelência operacional da Siemens.
Dra. Ana Teresa Fernandes , Licenciada pela Universidade de Coimbra em Linguas e Literatura Moderna• Desde Setembro 2010Country Corporate Communications & Sustainability Manager - IKEA Portugal – Definição da estratégia comunicação e sustentabilidade da IKEA em Portugal integrada no business plan da empresa. Comunicação Corporativa e Institucional; Public Affairs, Media relations; Gestão equipa comunicação IKEA Portugal;• Agosto 2003 a Agosto 2010IKEA Portugal,Public Relations Manager - IKEA Portugal – Comunicação Corporativa e Institucional; Gestão da Imagem e Reputaçao da IKEA Portugal; Responsabilidade Social Corporativa & Sustentabilidade; Public Affairs, Media relations; Eventos; Lançamentos de produtos e novas colecções; Consultoria e aconselhamento estratégico - Business & Marketing Plan IKEA Portugal; Comunicação Interna; Orientação equipa RP IKEA;• Fevereiro 2001 / Agosto 2003Steelcase, CarnaxideResponsável de Marketing - Responsável do Departamento de Marketing Steelcase Portugal – Principais funções: Elaboração e Execução do Plano de Marketing, Gestão do Orçamento de Marketing, Campanhas publicitárias, Preparação e Organização de Eventos em feiras e particulares, Coordenação do site na Internet, Marketing Directo (Gestão Base Dados Clientes), Publicidade, Comunicação e Imagem da Steelcase, Orientação estratégica dos produtos e Lançamento de novos produtos; Interlocutora entre o Grupo Steelcase e a Steelcase Portugal.• Julho 1998 / Abril 1999:SINCORAL - L’0réal - MirafloresAssistente da Directora de Marketing, do Affaire REDKEN: Lançamento da Marca REDKEN em Portugal, Organização e Preparação de Eventos Comerciais e Publicitários.FORMAÇÃO PROFISSIONAL• Maio 2006 – Media Training e Gestão de Crises, Lisboa• Out/ Novembro 2006 – Crisis Management Seminar, Frankfurt• Outubro 2008 – Seminar on Reputation Management, European Association of Communication Directors, Roma• Junho 2009 – Como fazer RP na Blogosfera – Inforpress, Lisboa.
Prof. António Sarmento Exerce a sua actividade de professor associado no Departamento de Engenharia Mecânica do Instituto Superior Técnico e é activo na área de investigação de energia das ondas há mais de três décadas. Preside à Direcção do Centro de Energia das Ondas desde a sua fundação, em 2003. Foi membro da Direcção da Associação Europeia para a Energia dos Oceanos de 2006 a 2011 e membro da Direcção da International Society of Offshore and Polar Engineering (ISOPE) de Julho de 2007 a Janeiro de 2011.
Engº Fernando Pacheco Torgal - é membro da Ordem dos Engenheiros desde 1993 e Engenheiro Civil Sénior desde 2003. Doutorado em Engenharia Civil em 2007 pela Universidade da Beira Interior é investigador da Unidade C-TAC da Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Autor e co-autor de 220 publicações, onde se incluem 55 publicações referenciadas na ISI Web of Knowledge e 35 artigos publicados em revistas ISI-A1. Membro do corpo editorial de três revistas internacionais foi até ao momento revisor de artigos em 24 revistas SCI, tendo nos últimos 5 anos sido convidado para rever 70 artigos (60 ISI e 10 Scopus). Autor do livro “Eco-Efficient Construction and Building Materials” publicado pela Springer London Ltd e editor principal dos livros “Eco-Efficient Concrete” (co-editores: Jalali, Labrincha & John), “Toxicity of Building Materials” (co-editores: Jalali & Fucic), “Nanotechnology for Eco-efficient Construction” (co-editores: Diamanti, Nazari & Granqvist) publicados pela WoodHead Publishing Ltd, Cambridge, UK. É ainda editor principal dos livros “Eco-efficient Construction and Building Materials: LCA, Eco-labeling and Cases Studies” (Co-Editores: Cabeza, Habert, de Magalhães & Baldo) e “Handbook of Recycled Concrete and other demolition wastes” (co-editores: de Brito, Labrincha, Tam & Ding) a publicar pela mesma editora.
Dra.Ana Cristina Tapadinhas, Licenciada em Direito pela Universidade Católica PortuguesaExerceu advocacia entre 1994 e 2003.Em 2003, assumiu as funções de Coordenadora do Departamento de Estudos e Apoio ao Consumidor da DECO.Atualmente é Adjunta do Secretário-Geral da DECO e representante dos consumidores em diversos organismos nacionais e internacionais.
Engº Jorge Lourenço, Licenciado em Engenharia Electrotécnica e especialista em Iluminação Profissional Convencional e LED.Desempenha actualmente funções de Lighting Energy Efficiency Manager na Philips Portuguesa onde ingressou em 1999. É responsável pela promoção de acções para o desenvolvimento de projectos de melhoria da sustentabilidade energética de instalações públicas e privadas, promoção de mudanças politicas e legislativas inerentes, representação institucional e técnica em grupos de trabalho e pelo desenvolvimento e seguimento comercial de novos negócios.Nas funções anteriores e desde o ingresso nesta empresa, foi responsável por diversas actividades como a execução e coordenação de estudos de desenho e aplicação de soluções de iluminação, formação de clientes privados e entidades públicas em técnicas e soluções de iluminação, orador em seminários e outros eventos no âmbito da qualidade de iluminação, tecnologia, eficiência energética e sustentabilidade, participação em diversos grupos de trabalho desta industria e de entidades públicas, seguimento da legislação e normalização aplicável, seguimento de concursos de fornecimento de soluções energeticamente eficientes e actividade comercial em geral.
Engº António Carlos Ferreira Fernandes Guimarães, licenciado em 1977 em Engenharia Electrotécnica (automação e controlo) pela FEUP. Na EFACEC desde 1982. Ligado à Mobilidade Elétcica desde 2008.
NOTA- Esta página está em atualização.